Pulgas

As pulgas, são provavelmente o ectoparasita mais conhecido e reconhecido nos nossos animais domésticos,
incluindo gatos e cães.

E se acha que um gato que vive exclusivamente no interior de um apartamento está protegido de infestações, desengane-se!

Reveja aqui o Ciclo da Pulga. Apenas os parasitas adultos vão encontrar-se no animal para se alimentar, enquanto o resto do seu ciclo é passado no meio ambiente, nas frestas, nas alcativas, em locais muitas vezes inacessíveis e que permitem a continuação do seu desenvolvimento.
É importante também não esquecer que existem alguns tipos de pulgas, estando mais ou menos adaptadas ao animal que é suposto parasitar.
Por exemplo, sabia que a pulga mais comum, seja em cães ou em gatos é a pulga do gato? Esta pulga, conseguiu adaptar-se ao cão, o que não sucedeu com a pulga do cão, que afecta quase exclusivamente canídeos.

Assim, é importante relembrar que animais que têm acesso à rua, sejam cães ou gatos, têm de ter uma protecção contra ectoparasitas, pois correm maior risto de contaminação deles próprios ou de outros animais que com eles convivam (mesmo que não saiam à rua), incluindo humanos!


Quais os primeiros sinais que devemos ter em atenção?

As pulgas provocam irritação, dor e prurido.
A Dermatite Alérgica à Picada da Pulga (DAPP) é uma das doenças de pele mais frequentes e surge quando o animal é alérgico a componentes da saliva da pulga.

Sintomas:
  • Perda de pelo no terço posterior;
  • Prurido Generalizado;
  • Lesões na pele.

Para além de problemas dermatológicos, as pulgas também podem transmitir parasitas internos (ténias) e hemoparasitas (parasitas do sangue). Reveja o Perigo Escondido das Pulgas.

 É por isso que recomenda-se sempre uma desparasitação interna, depois de detectada uma infestação por pulgas! 
 

Como podemos evitar o aparecimento de pulgas?

Para ajudar a prevenir o aparecimento de pulgas é aconselhada a aplicação de produtos eficazes e adequados, que façam a prevenção não só contra o aparecimento de pulgas adultas, mas também que controlem os ovos e o meio ambiente onde o animal passa a maior parte do tempo.

Para mais informações contacte o Médico Veterinário.