Existem uma quantas razões pela qual há espirros nos gatos.
Desde a presença de corpos estranhos na narina, a pólipos ou até doenças infecto-contagiosas.
Umas das doenças mais comuns nos nossos gatos domésticos é a chamada Síndrome de Coriza.
Esta patologia é provocada principalmente por 2 vírus extremamente comuns e resistentes no meio ambiente: o Herpesvírus e o Calicivírus.
Estes vírus são transmitidos por contacto directo com secreções nasais, oculares, faríngeas, lágrimas, fezes e urina de gatos infectados. O maior problema, é que, como são extremamente resistentes no meio ambiente, podem utilizar objectos ou pessoas como veículo de transmissão. Basta manipularmos um animal doente que deixou alguma secreção na roupa ou mãos, e ao manipularmos uma animal saudável (não vacinado) podemos estar a infectá-lo.
Para além destes vírus, podem haver associações de bactérias que surgem oportunisticamente e vão debilitar ainda mais o sistema imunitário. Neste caso falamos de Bordetella bronchiseptica, Chlamydophila felis e Mycoplasma spp.
Entre outros sintomas, as afecções respiratórias infecciosas provocam secreções oculares, secreções nasais, febre, depressão, conjuntivite e, por vezes, úlceras na boca.
Afecta principalmente animais jovens, embora também possa afectar animais adultos não vacinados.
Como principal meio de prevenção contra a Coriza, existe uma vacina que é recomendada a todos os gatos, incluindo gatos que vivem exclusivamente no interior.