A Páscoa, a Primavera e os nossos Patudos

Imagem: https://pt.freeimages.com/photo/easter-1195318

 

A Páscoa coincide geralmente com o início da Primavera e, nesta altura, é habitual querermos livrar-nos do cinzento do Inverno e adicionar alguma cor às nossas casas. É importante ter atenção às várias plantas e flores ornamentais escolhidas para decoração, que podem ser muito bonitas e vistosas, mas também serem olhadas como petiscos pelos nossos Patudos. Infelizmente, muitas vezes são tóxicas ou até letais.


1. Lírios

Os Lírios e todas as flores desta família são extremamente tóxicas para os gatos, se ingeridas. É preciso ter em atenção, que os gatos são particularmente fãs de trincar plantas, mas, também pode acontecer a ingestão ser acidental. O próprio pólen desta flor é tóxico, e o gato pode ingerir-lo involuntariamente ao fazer a sua higiene.
Os sintomas de intoxicação por ingestão de alguma parte desta planta incluem vómitos, letargia e, se não tratado, pode evoluir para insuficiência renal aguda e morte.

2. Plantas artificiais 

Algumas plantas artificiais utilizadas em arranjos, são semelhantes a ervas tipicamente ingeridas pelos gatos. O problema é que, por serem de material plástico, não são digeridas e podem provocar sérios problemas ao nível intestinal. Estamos presente a corpos estranhos lineares (à semelhança dos fios de lã, das fitas das prendas de Natal, etc) que vão causar o enrolamento do intestino no que se assemelha a um novelo. Esta situação é também de extrema gravidade, provocando inicialmente vómitos, dificuldade ao defecar e dor abdominal. Não é aconselhável puxar qualquer ponta que esteja visível, seja no ânus ou na boca/língua.
No caso dos cães, também há a possibilidade de ingerirem material estranho, como por exemplo plásticos, tecidos, madeira, etc, sendo aplicado o mesmo princípio e havendo os mesmo sintomas.

3. Chocolate

Tipicamente um perigo mais canino do que felino, principalmente por estes terem uma maior apetência para as coisas doces e os gatos serem mais selectos. O chocolate possui duas substâncias tóxicas: a teobromina e a cafeína. O chocolate negro tem uma maior componente destas substâncias, sendo por isso mais grave a ingestão de quantidades mais pequenas. Os principais sintomas iniciais incluem o vómito, diarreia e tremores.

4. Xilitol

É cada vez mais comum em doces e pastilhas, como substituto do açúcar em alimentos para consumo humano. Por vezes por desconhecimento, outras por descuido, pode ocorrer a ingestão de xilitol. Sabe-se que esta substância tem potencial tóxico para o cães, embora não esteja ainda determinada a quantidade mínima de toxicidade. Em caso de ingestão com xilitol é sempre aconselhado o tratamento de suporte, para evitar potenciais danos no fígado. Pode ser tóxico também em furões.


Em caso de ingestão de algum destes casos, contacte de imediato o Médico Veterinário que o orientará no melhor passo a seguir. Não tente induzir o vómito ou administrar nenhum tipo de antídoto sem contactar com o Médico Veterinário!