Dia da "Bola de Pêlo"


Poucos são os gatos que não têm problemas com bolas de pêlo. Aliás, para o fazermos teríamos de conseguir impedir um gato de efectuar a sua higiene diária, o que seria uma autêntica tortura para qualquer felino! E não bastava impedir e sua limpeza mas também a sua necessidade de limpar os seus companheiros de casa e as nossas próprias camisolas, já que este é uma das formas favoritas dos gatos socializarem. A limpeza implica sempre umas boas lambidelas e umas centenas de pêlos ingeridos em cada acto de lavagem.

 
Veja este vídeo ilustrativo para identificar um gato com problemas de bolas de pêlo.
  
Como se formam?
As bolas de pêlo são simplesmente acumulações de pêlo que se vão formando ao longo do tubo digestivo do gato. Podem ficar alojadas no estômago ou podem progredir para o intestino e sair pelas fezes. Ambas as formas de expulsão podem levar a outros problemas mais graves, como gastrites, obstipação ou obstrução intestinal.
  
Como saber se o nosso gato tem problemas com bolas de pêlos?
A maioria dos donos consegue perceber automaticamente que há problemas porque simplesmente encontram bolas ou tubos de pêlo no vomitado. Se por um lado tem a certeza que os pêlos são expelidos, por outro, os vómitos frequentes podem mascarar outras patologias, para além de irritar a mucosa gástrica.
Os principais sintomas são os vómitos, náusea, perda de apetite, abdómen tenso, obstipação. Um dos sintomas que poderá ser mal interpretado é o fazer as fezes fora do caixote de areia: os pêlos misturados com as fezes vão provocar um endurecimento das mesmas, provocando obstipação e dor ao defecar. Esta dor é associada ao caixote e o gato opta por defecar noutro local em que se sinta mais seguro. 
Como podemos prevenir problemas com as bolas de pêlo?
  • A forma mais fácil seria eliminar a ingestão de pêlos, no entanto é virtualmente impossível impedir um gato de efectuar a sua limpeza. Apenas se pode diminuir a quantidade de pêlos ingeridos, através de escovagens diárias em gatos de pêlo longo e durante as épocas de queda de pêlo. Alguns gatos de pêlo curto também necessitam desta escovagem diária, mas geralmente uma escovagem semanal é o suficiente.
  • É também aconselhável a administração de pasta própria para a prevenção de bolas de pêlo, para gatos, de forma regular, já que vai facilitar a passagem dos pêlos ingeridos através de todo o sistema digestivo e expulsão juntamente com as fezes.
  • Muitos fabricantes de alimentação também produzem alimentos específicos para este problema, sendo alimentos com um maior teor de fibras que ajudam na progressão dos pêlos ao longo do tracto gastrointestinal.
Existem gatos que ingerem ervas para auxiliar na eliminação das bolas de pêlo. Mais uma vez, se o fizerem através do vómito, poderão mascarar outras patologias e contribuir para inflamação e irritação da mucosa gástrica. Este método, por si só não é eficaz. 
Se mesmo aplicando os vários métodos de prevenção da formação de bolas de pêlo, o gato apresentar dificuldades, deverá levá-lo a uma consulta de check-up para um acompanhamento mais personalizado.