A Obesidade Felina


A Obesidade Felina é uma das desordens nutricionais mais comuns em gatos. Um estudo recente, refere que 55% dos gatos no Reino Unido sofre de excesso de peso ou obesidade.

A Obesidade surge por alterações metabólicas e hormonais mas também pelo aumento de sedentarismo a que os gatos estão sujeitos hoje em dia.
A obesidade felina surge principalmente em animais com vida exclusivamente no interior, cujo aporte calórico é superior ao necessário e o exercício insuficiente para gastar as calorias ingeridas. No entanto, também os gatos com acesso ao exterior podem sofrer de obesidade, principalmente quando as sus refeições diárias são complementadas de petiscos extra que caçaram.

Quais são os problemas que estão associados à obesidade?
Lipidose hepática, problemas osteoarticulares (por esforço nas articulações), problemas urológicos (porque o gato não vai tantas vezes ao caixote), dermatológicos (não consegue efectuar a sua higiene), obstipação, problemas cardiovasculares, diabetes, entre outras.


Como saber se o meu gato sofre de obesidade?

Existem tabelas de condição corporal que ajudam a determinar em que estágio se encontra o animal. Nestas tabelas são avaliados alguns factores como a silhueta do animal e a presença de alguns pontos de referência, como, por exemplo, a vizualização de costelas ou não. O peso também é outro método rápido de determinar se há excesso de peso, considerando sempre o tamanho do animal.

Como tratar a obesidade felina?
Ao contrário do que se pensa, reduzir a comida não é necessariamente um tratamento eficaz. O objectivo é conseguir equilibrar a balança entre as calorias ingeridas e as calorias gastas. É necessário adaptar a quantidade e/ou qualidade de comida para cada animal, determinando as suas necessidades diárias e estabelecer um plano de exercícios para gastar calorias. Estes planos deverão ser elaborados com a ajuda de um veterinário pois perda de peso excessivamente rápida pode levar a outros problemas graves.

No Centro Veterinário Felino podemos determinar o peso ideal do seu gato e elaborar um plano de perda de peso saudável para o seu gato.