O Peso Ideal do Seu Gato

No Verão, começam as preocupações com o nosso peso, já que com calor, expomos mais o nosso corpo e todas as gordurinhas que estavam escondidas durante o Inverno.

Em relação aos nossos patudos, as preocupações também devem estar presentes. Não tanto por questões estéticas mas mais por questões de saúde que podem ser predispostas quando há um excesso de peso ou até obesidade. Sobre os problemas de saúde que o gato obeso pode sofrer, veja mais informação aqui.

Mas como saber se o seu gato está de facto com excesso de peso ou tem o peso ideal?


Os gatos geralmente não variam muito de peso, tendo os machos entre os 4,5-5,5 Kg e as fêmeas 3,5-4,5 Kg. No entanto se o seu gato não estiver dentro destes parâmetros pode não significar que seja obeso ou tenha baixo peso. Há raças de gatos maiores, como os Bosques da Noruega que atingem facilmente os 7Kg ou mais e não estarem acima do peso ideal. Por outro lado, também há gatos mais pequenos que, não estando no peso médio, têm o peso ideal para o seu tamanho.

Uma das formas mais fácil de estabelecer o grau de condição corporal de um gato é utilizar uma tabela comparativa, como esta:



Outro método utilizado é o cálculo do Index de Massa Corporal Felino:

  1. Mede-se o comprimento da perna desde a patela (zona do joelho) até ao calcanhar (LIM)
  2. Mede-se a circunferência da caixa torácica.
  3. Verificamos a tabela.
Se desconfia que o seu gato não tem o peso ideal, peça sempre conselho a um Médico Veterinário antes de iniciar algum regime alimentar mais específico. As dietas e os suplementos alimentares em gatos, devem ser supervisionados pelo Médico Veterinários para evitar complicações, tais como a Lipidose Hepática (no caso de dietas), entre outros.