Começam a surgir lentamente, estudos que comprovam que afinal uma alimentação exclusivamente à base de ração seca comercial não é o mais aconselhável para os nossos animais de estimação, principalmente para os gatos.
No caso dos cães, o facto de não serem considerados carnívoros exclusivos e já andarem à nossa volta durante bastantes centenas de anos, permitiu que o seu sistema digestivo se adaptasse melhor a uma alimentação variada que inclui vegetais, cereais e frutas para além da carne.
No entanto, é no caso dos gatos que surgem as maiores polémicas. Até recentemente, nem se punha em causa a alimentação que estes pequenos animais deveriam ter à sua disposição: ração seca e lata húmida apenas como petisco! Cada vez mais surgem estudos que nos revelam que não é bem assim. Os gatos são carnívoros exclusivos, que têm antepassados oriundos dos desertos. É por esta razão que os gatos têm uma capacidade de produzir urina superconcentrada. Com a falta de água, apenas podiam contar com o que conseguiam retirar das suas presas (ratos, pássaros, etc que na sua maioria têm 80% de água) e utilizar esta habilidade de concentrar a urina para conservar o máximo de água possível essencial ao seu organismo. Por outro lado, não havia a certeza de ter uma refeição regular, o que não sucede com o gato doméstico, logo havia uma menor produção de subprodutos da digestão (toxinas). A urina é uma das formas que o organismo tem de eliminar as toxinas. A concentração da urina vai provocar uma acumulação de toxinas dentro do organismo, no seu sistema urinário, seja ao nível dos rins, seja na bexiga. Os gatos domésticos continuam com a capacidade de concentrar a urina e, tal como os seus antepassados, não são grandes bebedores de água, hoje em dia seja por preguiça, seja porque a água não está completamente ao seu gosto.
Temos então gatos que bebem pouca água pois a maioria da ração seca comercial possui 10% de humidade, versus a alimentação húmida comercial que tem na sua maioria 80% de humidade. É normal um gato que é alimentado com alimentação húmida comercial ingerir menos água, mas mesmo assim, há estudos que apontam que estes gatos têm um maior volume de urina com uma menor densidade, ou seja, menor concentração em comparação com gatos que têm uma alimentação à base de ração seca comercial.
E qual é o problema da concentração da urina?
Se no passado era uma excelente forma de ajudar a sobreviver em meios agrestes, hoje em dia pode levar a problemas graves ao nível do sistema urinário do gato. Na urina normal existem cristais, células de descamação, etc, que na urina normal encontram-se de tal forma diluídos que são expelidos juntamente com a urina sem qualquer problema. No entanto, a concentração de urina vai provocar alterações no pH desta e promover um ambiente propício para a formação de cálculos (cristais de grandes dimensões que podem também ter outro tipo de materiais na sua composição) que podem alojar-se na uretra e impedir o fluxo de urina. É uma patologia grave que pode levar à morte do animal se não for possível desobstruí-lo a tempo.
E não se pode obrigar o gato a beber mais água?
Pode-se tentar sim! Aliás é muito importante em gatos que tenham uma tendência para patologias do sistema urinário, aumentar o consumo de água. Existem muitos truques que se podem aplicar, mas no fundo varia muito de gato para gato. Há os que preferem água numa tacinha de inox ou plástico ou loiça; os que preferem água corrente da torneira ou fonte; os que precisam de umas gotinhas de leite ou caldo das latas de atum na água; geralmente todos os gatos preferem água a cerca de 10ºC; não gostam de ter a água muito perto da comida, etc., etc.
Então retiro a ração seca?
Não necessariamente. As desvantagens da comida húmida são a sua mais rápida degradação a temperatura ambiente, o seu preço em média mais caro, e o facto de não haver uma limpeza correcta dos dentes. Na natureza, quando o gato comia a sua presa, ela vinha com ossos incluídos e estes providenciavam a sua limpeza. Mas também não estou a aconselhar dar ossos aos nossos gatos. A ingestão de ossos têm sempre o perigo de ficarem presos ou perfurarem qualquer órgão ao longo de todo o tubo digestivo. É um risco que tem de ser avaliado pelo próprio dono.
A ração seca tem esse benefício: ao perfurar o grão, vai haver uma limpeza da superfície do dente.
Então em que ficamos? Ração seca ou Comida de Lata?
Depende do gato (se bebe muita água ou pouca água), do seu estilo de vida ou do dono (comida de lata estraga-se mais depressa à temperatura ambiente do que a comida seca) e dos riscos que estão dispostos a correr (dar ossos, escovar dentes, tentar dar mais água, etc.).
Resumindo,
Ração seca
comercial
|
Ração húmida
comercial
| |
Vantagens
|
· Mais barata
· Conserva-se mais tempo à temperatura ambiente
· Promove a limpeza dos dentes
|
· Maior percentagem de água
· Ideal para gatos que não bebem muita água -> pode ser uma ferramenta útil no combate a problemas de cálculos
|
Desvantagens
|
· Pouca percentagem de água
· Há quem defenda que, para gatos com problemas de cálculos, a pior ração de lata é sempre melhor que a melhor ração seca pois não consegue oferecer a % de água necessária ao gato.
|
· Mais cara
· Conservação à temperatura ambiente de menor tempo
· Não promove a limpeza dos dentes
|