O Natal é uma época festiva, cheia de alegria, presentes e onde se junta a família e amigos.
Todos gostam do Natal, sejam pessoas ou animais, a alegria anda no ar!
Para que possa celebrar esta época descansada(o) veja alguns conselhos que deve ter em atenção:
1. A Árvore de Natal
A tradição manda que haja uma Árvore de Natal devidamente decorada. Pode ter bolas coloridas, fitas cintilantes, chocolates apetitosas, luzes brilhantes, tudo o que a imaginação desejar. Isto é o paraíso da brincadeira para alguns gatos! Não é necessário prescindir da sua Árvore de Natal mas tenha alguns cuidados redobrados se tem um gato (ou mais) traquina:- evite colocar chocolates na árvore ou coloque-os a uma altura que não seja acessível. Embora os gatos não sejam animais que procurem activamente o chocolate, pode haver curiosos que gostem do sabor, e o chocolate é altamente tóxico para gatos (e cães);
- Vigie sempre o seu gato quando estiver na zona da árvore de natal para avaliar o seu interesse: há gatos que adoram brincar com os enfeites ou mesmo trepar a própria árvore. Se for este o caso, pode borrifar um pouco de sumo de limão na parte inferior da árvore para ter um efeito repelente. Existem também alguns produtos à venda com efeito repelente, que poderá tentar. Não é uma acção muito dentro do espírito natalício, mas evita queda de enfeites (alguns estilhaçam-se ao cair no chão) ou da própria árvore em cima do seu gato!
- Se o seu gato não mostrar interesse na Árvore de Natal, melhor, no entanto não descuide a vigilância pois o interesse pode surgir mais tarde.
2. Os presentes, ou melhor, os laços dos presentes
Não se sabe muito bem se é pelas cores vibrantes se é pela textura, mas muitos gatos gostam de roem os laços dos presentes. Estes laços, não sendo propriamente tóxicos uma vez ingeridos, podem causar problemas gastrointestinais, ao irritar a mucosa (gástrica ou intestinal) ou situações muito mais graves. Por vezes, na ingestão de corpos estranhos lineares (como no caso de laços, fitas ou fios) o intestino não consegue promover a sua progressão e começa a formar ele próprio um "novelo de intestinos". Esta é uma situação grave que pode ser fatal se não for resolvida de imediato!- Mantenha os presentes com laços fora do alcance do seu gato, ou opte por colocar os laços no último momento.