Cuidados a ter com o seu gatinho bebé!

O gatinho deve ficar com a mãe e com os irmãos até aos 2 meses para aprender a lidar com outros animais e também com as pessoas.
Ao brincarem com os irmãos e com a mãe aprendem a ser mais cuidadosos e também a ir fazer as suas necessidades no sítio certo.

Higiene

Gato a fazer a sua higiene.
http://euamomeusanimais.com.br/?attachment_id=264
Os gatos são animais muito asseados e apesar de fazerem a sua higiene sozinhos, necessitam de alguma ajuda extra, pois para gatos de pelagem comprida são necessárias várias escovagens por semana e às vezes por dia nas alturas da muda do pelo.
Deverá ter atenção não só às orelhas que devem ser limpas uma vez por semana, mas também aos olhos do seu animal para garantir que não há corrimentos oculares excessivos (neste caso deverá contactar o médico veterinário).

Saúde

A saúde e bem-estar do seu animal são importantes, e para o ajudar são necessários vários cuidados.
O seu animal deve iniciar o protocolo vacinal aos 2 meses de idade, para o proteger das doenças mais recorrentes.
A desparasitação interna e externa são essenciais para o manter a si e também ao seu animal saudáveis, pois há parasitas, quer internos (ténias, lombrigas, etc.) ou externos (pulgas, carraças, etc.) que se transmitem dos animais para as pessoas.
Se o seu animal estiver prostrado com vómitos, diarreias e falta de apetite deverá contactar o médico veterinário.

Castração/Esterilização

Tanto a castração como a esterilização são necessárias para o bem-estar do seu animal, pois podem prevenir, não só a marcação de território e a agressividade no caso do macho, como também algumas complicações no que diz respeito à fêmea que pode vir a ter piómetra (infecção do útero), gravidez psicológica, etc.

Alimentação da gata gestante e dos seus gatinhos

Gatos a experimentar ração seca. 
www.cachorrogato.com.br/gato/alimentos-para-gatos/
Gatas gestantes ou em fase de aleitamento tendem a ter mais fome para cobrir toda a energia que gastam na formação dos bebés, no parto e, depois, na alimentação dos seus filhotes. Nestas situações convém dar à sua gata uma ração de melhor qualidade e que seja para júnior, pois tem tudo o que ela precisa nesta fase e, como os gatinhos vão ficando mais curiosos à medida que vão crescendo, vão querer provar a comida da mãe e, sendo esta júnior, não haverá qualquer problema.



Texto elaborado pela Enfermeira Veterinária Patrícia Paiva

Para mais informações contacte-nos!