Natal, Ano novo e a mesma confusão!

Chega o Natal e a rotina altera-se:
  • As pessoas multiplicam-se: onde havia 1, 2 ou 4 pessoas, agora juntam-se 5, 10 ou até mais pessoas, sendo na sua maioria, pessoas que apenas visitam alguns dia por ano.
  • Os habitantes da casa, que geralmente tinham tempo de brincar e dar miminhos, agora parecem atarefados e mal têm tempo de comer.
  • Objectos estranhos quadrados, vestidos de cores garridas, aparecem em casa e frequentemente, debaixo de uma árvore armadilhada com bolas e fitas que caiem ao menor toque.
Passa o Natal e imagina-se que o "pior" já passou.
Errado!

Este período de festividades, que termina com a passagem de ano pode ser considerado um dos mais stressantes para os nossos animais (e humanos!) mais ansiosos, sejam gatos ou cães.
É geralmente nesta altura que os problemas do foro comportamental geralmente se agravam, se não forem tomadas algumas precauções.  

Na passagem de Ano a tradição manda que se faça muito barulho, que sejam largados foguetes e que o céu se ilumine com fogo-de-artifício.



O mais importante em termos de prevenção é manter a calma e, dentro do possível, manter a rotina o mais próximo possível da habitual.
Isto significa:
  1. Tentar incluir o nosso gato/cão nesta rotina, reservando algum tempo para ele. Pode ser complicado, mas ele não entende porque não pode participar. 
  2. Por outro lado, não force animais mais tímidos a interagir com visitantes. Se ele preferir estar num local mais reservado, garanta que tem todos os recursos perto, de forma a não ter de passar pela confusão.
  3.  Eduque os visitantes a não dar comida fora da dieta habitual ao seu gato/cão. Na altura ele pode gostar muito, mas o resultado pode ser desastroso. Opte por comprar alguma guloseima própria para gato/cão e distribuir.
Por outro lado existem algumas ajudas na prevenção dos estados mais ansiosos, que devem ser sempre aplicadas ANTES do stress antecipado:
  • Nutracêuticos - produtos naturais que auxiliam a diminuir o stress, tais como Feliway, Adaptil, Zylkene, etc, etc.
  • Thundershirt - mais para cães, mas também funciona em alguns gatos. O princípio baseia-se na diminuição de ansiedade quando se é abraçado por alguém. 
  • Medicação ansiolítica - quando tudo o resto falha, por vezes é necessário, sempre com indicação medico-veterinária.

Siga as dicas e  FELIZ ANO NOVO!